E-Governança

De Wiki-Gov

O que é E-Governança? E-Governance em inglês.

Os pesquisadores Ilse Maria Beuren, Geovanne Dias de Moura e Nilton Roberto Kloeppel, das Universidades do Paraná e Blumenal, em seu artigo "Práticas de governança eletrônica e eficiência na utilização das receitas: uma análise nos estados brasileiros" descrevem o Conceito de Governança Eletrônica.

Para UNESCO E-Governança é a utilização, pelo setor público, de tecnologias de informação e comunicação com o objectivo de melhorar a informação e prestação de serviços, incentivando a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisão e tornando o governo mais responsável, transparente e eficaz. (http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=3038&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html)

A UNESCO tem um Projeto de apoio a E-Governança que visa promover a utilização de ferramentas de TIC nos municípios para melhorar a boa governança, através do desenvolvimento de módulos de formação para os decisores locais na África e na América Latina.

Segundo ABHIJEET A. JOSHI, E-Governance ou Governança Eletrônica significa usar Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para transformar o funcionamento do Governo. Governança com foco no Setor Público pode ser a atividade de governar / administrar um país. Desse modo o termo E-Governance é mais amplo que E-Government (Governo Eletrônico) quando aplicado ao Setor Público. Para o autor, E-Governance significa a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação para transformar a eficiência, eficácia, transparência e prestação de contas da troca/intercâmbio de informações e transação:

  • entre os governos;
  • entre agências governamentais;
  • entre governo e cidadãos;
  • entre o Governo e as empresas.

E-Governance também visa capacitar as pessoas dando-lhes acesso à informação.

O modelo de Governança Eletrônica Indiano é detalhado abaixo:


http://indiaegovernance.blogspot.com.br/2008/02/what-is-e-governance.html

Ferramentas pessoais